descubra quais sao as taxas envolvidas na documentacao e compra de um apartamento
Imagem destaque do artigo
Compra do Imóvel30 Sep3 min

Descubra quais são as taxas envolvidas na documentação e compra de um apartamento

E os juros de obra? Ou, então, como funciona o processo de financiamento?

Essas são só algumas das dúvidas que causam insegurança em quem está buscando um novo lar.

Na Hype, além de termos um time de Customer Success preparado para acompanhar os nossos clientes desde o primeiro contato conosco até o pós-obra, oferecendo suporte e comunicação, nós também nos empenhamos em criar conteúdos para deixar esse processo o mais claro possível.

Por isso, nesta matéria, viemos sanar uma das principais dúvidas dos nossos clientes: quais são as taxas envolvidas na documentação e na compra de um apartamento?

Taxas de tributação e documentação na compra de apartamentos

Impostos sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI): taxa de 2,7% sobre o maior valor do imóvel, que pode ser o valor de compra e venda ou o de avaliação. Esse imposto municipal é uma condição obrigatória para que o imóvel seja transferido para o nome do comprador.

Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário (Funrejus): 0,2% sobre o maior valor do imóvel, podendo ser cobrado em cima do valor de compra e venda ou do de avaliação. Essa taxa é isenta em casos de imóveis prontos que tenham menos de 70m² ou quando o cliente é servidor público.

Valor de registro de imóveis: o valor depende do cartório e se é a 1° ou 2°aquisição de imóvel do cliente. Se é a primeira compra, o cliente paga 50% do valor do registro, mas, se for a 2° compra, ele paga o valor integral.

Taxas da Caixa: é a taxa de confecção do contrato de financiamento e o seguro/produto que é ofertado para o cliente na entrevista com o gerente da Caixa. Os valores variam dependendo da linha do Financiamento. A taxa para clientes do PCVA (Programa Casa Verde e Amarela) é de 1,5% do valor maior do imóvel. Para clientes do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) ou que fizeram a compra à vista com o uso do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço), o valor da taxa pode ser de até R$ 5 mil.

Serviço Correspondente e Despachante: Taxa cobrada pelos serviços de correspondência bancária para fazer o financiamento e de despachante para o registro dos contratos, seja nos casos de financiamento ou compra à vista.

Valor da Tributação: 6,73% da diferença entre o valor de compra e venda e de avaliação. Essa taxa é cobrada dos clientes nos casos de financiamentos que são calculados em cima do valor de avaliação do imóvel, desde que ele seja maior que o valor de compra e venda.

Agora que você já conhece os custos envolvidos na compra de um imóvel, dê o primeiro passo para o seu novo lar e converse com um Consultor Hype.

Confira nossas
últimas notícias!

descubra quais sao as tendencias de decoracao para 2023
Imagem:
Dicas e NovidadesDecoração1 Feb5 min

Descubra quais são as tendências de decoração para 2023

Você quer deixar o seu apê com a sua cara, mas ainda não sabe qual tendência deve seguir?

Nós separamos algumas linhas da decoração de ambientes q (...)

como usar as cores para dar personalidade a sua casa
Imagem:
Dicas e NovidadesDecoração1 Aug2 min

Como usar as cores para dar personalidade à sua casa?

Ousadia e um pouco de criatividade no uso das cores podem transformar o seu lar

Você senta no sofá, olha para sua sala e sente (...)

conheca o cravo primeiro empreendimento da linha hype casa nativa
Imagem:
Dicas e NovidadesEmpreendimentos1 Sep4 min

Conheça o Cravo, primeiro empreendimento da linha Hype Casa Nativa

Imagine morar próximo de tudo e, ao mesmo tempo, poder chegar em uma rua tranquila, entrar em casa e relaxar. Assim é a vida no Cravo. Conheça mai (...)