O sonho da casa própria pode ser mais fácil do que você imagina.
Sabemos que poucas pessoas conseguem juntar o dinheiro necessário para comprar um imóvel à vista, mas isso não é um empecilho para deixar de realizar o sonho da casa própria.
Uma das formas mais utilizadas para realizar esse sonho é o financiamento, e ao contrário do que muitos podem imaginar não envolve juros abusivos, papelada sem fim e nem negociações chatas com bancos, ou seja, está longe de ser esse monstro que escutamos por aí.
O financiamento é uma modalidade de crédito que quita parte do valor do imóvel, restando para o usuário reunir apenas o dinheiro da entrada. Em muitos casos a prestação é menor ou igual ao aluguel. Então, porque alugar se você pode ter o que é seu?
A entrada, normalmente costuma ser de 20% do valor do imóvel, podendo variar de acordo com a renda apresentada no momento do financiamento.
Para quem tem 3 anos de carteira assinada é possível usar o FGTS como parte do pagamento, além de diminuir 0,5% dos juros mensais quando financiado na Caixa pelo Minha casa, minha vida (para rendas de até 7 mil reais e imóveis enquadrados no programa).
A diferença entre o valor total do imóvel com a entrada, é o valor a ser financiado. Esse montante normalmente é dividido em prestações que não devem exceder 30% da renda comprovada.
Por exemplo, no caso de um imóvel no valor de R$ 200.000,00 mil reais e renda de R$ 5.000,00, as proporções seriam as seguintes:
Aqui é importante lembrar que algumas construtoras, como a Hype, permitem parcelamento da entrada quando o imóvel está na planta.
Ficando ainda mais fácil, pois durante o tempo da construção é pago a entrada e o seguro de obra (caso o financiamento seja pela Caixa) e depois do imóvel pronto, o financiamento.
Ao contrário do que muitos pensam, o primeiro passo é escolher o imóvel ao invés de ir ao banco e realizar uma simulação prévia.
Para começar é bom ter em mente a localização desejada e o tipo do imóvel que mais faz sentido ao seu estilo de vida, pois tudo isso vai influenciar muito no financiamento e terá impacto real no seu orçamento.
Por isso é muito importante simular um financiamento, clique aqui para solicitar uma simulação.
Você prefere um imóvel pronto com entrada no ato, ou na planta com valores parcelados?
É importante colocar na balança o senso de urgência, imóveis prontos ou usados geralmente exigem entrada à vista e um tempo menor de parcelamento, por isso nesses casos, é necessário já possuir um bom valor para a entrada.
Já imóveis na planta ou ainda em construção, apresentam condições mais acessíveis para quem ainda não tem um valor tão grande disponível, e permitem maiores possibilidades de negociação e tempo de pagamento. Veja mais sobre imóveis na planta e prontos em Curitiba e região, clicando aqui.
Agende uma visita sem medo, pois é nela que você vai sentir se aquele imóvel é para você ou não.
Caso esteja em construção, a visita serve para você tirar todas as sua dúvidas com o especialista e ter uma percepção sobre o andamento e a qualidade do empreendimentos.
Para os imóveis na planta, nós da Hype possuímos a visita por meio de realidade aumentada (VR) que é uma tecnologia na qual você entra dentro do imóvel pronto de forma virtual.
Com o seu imóvel já escolhido, é hora de negociar e fazer uma proposta para garantir sua reserva. Pois alguns bancos exigem que o seu imóvel já esteja reservado para daí sim solicitar um financiamento.
Uma das primeiras e mais importantes etapas é a análise de crédito, nela o banco vai conferir o perfil do comprador e sua capacidade de financiamento.
Dica: Se esse financiamento for para o seu primeiro imóvel, é mais fácil, pois existem bancos que seguem a lei de incentivo à moradia, o que facilita para os marinheiros de primeira viagem.
Caso queira se certificar sobre o seu perfil antes de ir ao banco, entre em contato com a Hype, aqui nós consultamos seu CPF e fazemos uma simulação gratuita.
Para a análise de crédito, listamos alguns documentos que normalmente são necessários, na maioria dos bancos:
Dica: É possível somar vários cenários.
Como um exemplo, se você trabalha CLT durante a semana, porém realiza trabalhos extras no final de semana como autônomo, é válido alegar as duas atividades. Inclusive, isso ajuda muito nesta etapa de análise de crédito.
Aquilo que não te contam: É possível somar renda com outra pessoa independente do vínculo, pode ser pai, mãe, parceiro estável, parentes ou amigos.
Com toda a documentação pronta é só se cadastrar no sistema do banco de sua preferência, e esperar a resposta da análise.
Caso a resposta da análise de crédito seja negativa, ou não aprove exatamente como gostaria, aqui na Hype temos duas opções:
Se a resposta for positiva, parabéns! É só assinar o contrato e comemorar sua nova conquista.
Nós sabemos que a quantidade de documentos e etapas pode assustar um pouco, por isso nos colocamos à disposição para dúvidas ou simulações, é só clicar aqui, e entrar em contato conosco.
Vamos juntos tirar do papel mais esse sonho!
Você quer deixar o seu apê com a sua cara, mas ainda não sabe qual tendência deve seguir?
Nós separamos algumas linhas da decoração de ambientes q (...)
Ousadia e um pouco de criatividade no uso das cores podem transformar o seu lar
Você senta no sofá, olha para sua sala e sente (...)
Imagine morar próximo de tudo e, ao mesmo tempo, poder chegar em uma rua tranquila, entrar em casa e relaxar. Assim é a vida no Cravo. Conheça mai (...)