Imagem destaque do artigo
Imagem destaque do artigo
Dicas e NovidadesDicas e NovidadesDicas e Novidades06.09.192 min

Vazamento entre apartamentos: de quem é a responsabilidade?

Além de ser uma grande dor de cabeça, vazamentos geram muitas dúvidas. Veja como resolver o problema

Vazamentos de água costumam causar grandes dores de cabeça nos condomínios. Imprevistos podem sempre ocorrer, pelos mais variados motivos. Quando isso acontece entre dois apartamentos, então, costuma gerar a maior confusão. De quem é a responsabilidade neste tipo de situação?

Diferentes tipos de vazamento

A resposta para essa pergunta depende alguns fatores. Existem diferentes tipos de vazamentos, em diferentes áreas do prédio, que são de responsabilidade ora do condomínio, ora dos proprietários. Normalmente, prédios possuem dois tipos de encanamentos, horizontal e vertical. Saiba como diferenciar:

Encanamento vertical

A rede vertical conduz água e esgoto da rua para todas as unidades através de uma coluna principal e é de responsabilidade total do condomínio. Mesmo obras nas unidades para corrigir problemas nesta rede devem ser pagas pelo condomínio.

Encanamento horizontal

Esta rede liga a coluna principal onde está a rede vertical nas unidades. Estas, sim, são de responsabilidade dos proprietários - qualquer reparo necessário nos canos que formam a rede horizontal devem ser feitos por estes.

Portanto, caso haja algum vazamento na rede horizontal do banheiro de um apartamento que afete o apartamento de baixo, a responsabilidade pelos custos é do apartamento de cima. Caso o dono do apartamento responsável se recuse a arcar com os custos, o caso pode ser levado à justiça e um perito ser chamado para averiguar se o vazamento realmente é originado no apartamento de cima. 

Proprietários X Inquilinos

No caso de um vazamento em um apartamento alugado, a Lei do Inquilinato (nº 8.245/91) define que, caso o vazamento seja causado por problemas ou desgaste na estrutura. Caso o motivo seja alguma obra realizada pelo inquilino, então a responsabilidade é dele. 


Os empreendimentos da Hype possuem estrutura e materiais de primeira linha para evitar este tipo de problema. Venha conhecer!

Confira nossas
últimas notícias!

Imóvel é um bom investimento?
Imagem:Imóvel é um bom investimento?
MercadoCompra do Imóvel16 Feb5 min

Imóvel é um bom investimento?

Investir em um imóvel com boa localização é ter uma renda quase certa e vitalícia

Se você está pensando em investir em um imóv (...)

Tamanho ideal do seu apê - Saiba como decidir
Imagem:Tamanho ideal do seu apê - Saiba como decidir
Dicas e NovidadesCompra do Imóvel16 Feb6 min

Tamanho ideal do seu apê - Saiba como decidir

Tempo de leitura: 4 minutos

São inúmeros os fatores que devem ser considerados na busca por imóveis e, provavelmen (...)

Personalização: conheça o Plug Apê da Hype
Imagem:Personalização: conheça o Plug Apê da Hype
Compra do ImóvelDecoraçãoExperiências Extraordinárias16 Feb5 min

Personalização: conheça o Plug Apê da Hype

Desde a sua criação, a Hype sempre tem uma missão muito clara: proporcionar Experiências Extraordinárias aos seus clientes! Foi com esse propósito (...)