Imagem destaque do artigo
Imagem destaque do artigo
MercadoCompra do ImóvelMercadoDicas e Novidades20.05.195 min

Imóvel é um bom investimento?

Investir em um imóvel com boa localização é ter uma renda quase certa e vitalícia

Se você está pensando em investir em um imóvel, é importante entender que essa opção é uma das mais rentáveis, seguras e diferenciadas do mercado. Comprar terrenos, casas ou apartamentos prontos é uma excelente forma de aplicar o dinheiro e garantir uma renda para o presente e para o futuro.

Segundo dados do Banco de Compensações Internacionais (BID, na sigla em inglês), a valorização imobiliária no Brasil foi de 121% nos cinco anos seguintes ao período pós-crise de 2008. Entre 2008 e 2011, a valorização anual ficou acima dos 20%.

A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) aponta que houve um incremento de 42% no volume de financiamentos para construção e compra de imóveis em 2011 comparado com 2010, somando R$79,9 bilhões.

Em 2012, houve mais um incremento nos financiamentos, totalizando R$82,8 bilhões, alta de 3,6% sobre 2011. Contudo, a partir de 2013, a economia começou a dar sinais de desaquecimento e um novo cenário, com uma curva descendente, principalmente em 2015, foi iniciada, muito por conta da instabilidade econômica que o país viveu e vive até hoje. .

Porém, mesmo durante momentos conturbados na economia e de alta inflação, investir em imóveis ainda é uma opção rentável e com ótimas oportunidades no presente e no futuro. Entenda algumas justificativas para investir em um imóvel:

Devo investir em imóvel?
Antes de conhecer as suas condições pessoais, você precisa entender como funciona o mercado imobiliário e isso pode ser feito por meio de leituras sobre este meio, participação de palestras ou consultorias especializadas. O investimento é perfeitamente possível, mas precisa ser feito a partir de muita pesquisa e dedicação.

É possível encontrar propriedades com preços justos e condições de pagamento favoráveis. Além disso, esse trabalho inclui também o fechamento do negócio, passando pelas visitas e pelas confirmações de documentação e da situação dos imóveis.

Quais as vantagens de investir em imóveis?
Um dos grandes benefícios de se investir em imóveis é a segurança. Seja um investimento residencial ou comercial, a renda é quase certa e vitalícia, principalmente em uma boa localização.

Além disso, mesmo em tempos de crise, um imóvel não desvaloriza tanto quanto outros investimentos. Dessa forma, são considerados investimentos extremamente atraentes.

Por falar em retorno financeiro, também precisamos salientar que os imóveis acompanham os valores inflacionários da economia em geral, sendo reajustados durante qualquer mudança de cenário. Desse modo, os bens imobiliários não perdem o valor ao longo dos anos.

Segurança em primeiro lugar
Como comentamos anteriormente, o grande benefício de investir em imóveis é a segurança que ele possui. Uma vez registrado em cartório, é praticamente impossível você perder o seu imóvel. Isso só aconteceria em casos extremos de inadimplência ou falta de pagamento de impostos.

Outra segurança que o proprietário possui são os contratos de locação. Se você está pensando em comprar um imóvel e colocá-lo para alugar, saiba que esses contratos preveem multas caso inquilino solicite a rescisão antes de um determinado período de tempo. Isso representa uma garantia para o locatário.

Diferentes formas de ganhos:
Você deve saber que deverá ter algumas formas de ganhos diferentes para o seu imóvel. Além do retorno com a valorização do terreno ou prédio, como dissemos no item anterior, a locação é uma ótima alternativa para aumentar o ganho com o dinheiro investido.

Se o seu poder aquisitivo permitir, existem outras possibilidades de investir em um projeto de mercado imobiliário. Isso pode acontecer com projeto ainda na planta, quando os planos futuros são maiores, mas também durante sua construção para quem tem interesse de vender ou alugar um imóvel. Ser um investidor é uma excelente opção e a Hype pode te ajudar nesse momento tão importante. Saiba mais sobre o assunto clicando aqui.

Vários tipos de imóveis
Embora muitas pessoas pensem somente em investir em imóveis residenciais, que possuem uma rotatividade muito grande, existem outras formas de investimento que podem trazer um retorno muito interessante.

É o caso de salas comerciais, galpões e terrenos, que podem diversificar os tipos de edificações em sua carteira e aumentar os retornos.

E os fundos imobiliários?
Os fundos imobiliários são tributados sobre os valores de dividendos recebidos e seu pagamento só é necessário se houver valorização das cotas dos fundos no mês seguinte em que for efetuada a venda dos ativos.

Uma das principais vantagens deste tipo de investimento é a possibilidade de valorização das cotas destes fundos e as facilidades que eles oferecem a todos os investidores, permitindo que qualquer um possa participar das cotas e ter acesso a rendimentos oriundos de diversos negócios sem, necessariamente, precisar investir em cada um deles.

Para finalizar, você precisa saber que investir é muito diferente de comprar uma nova residência. A compra de uma habitação visa o conforto familiar, já o investimento visa o lucro. Por conta disso, é preciso pensar mais friamente e entender de que forma o seu investimento pode ter um retorno vantajoso para locação ou venda futura.

Confira nossas
últimas notícias!

Tamanho ideal do seu apê - Saiba como decidir
Imagem:Tamanho ideal do seu apê - Saiba como decidir
Dicas e NovidadesCompra do Imóvel16 Feb6 min

Tamanho ideal do seu apê - Saiba como decidir

Tempo de leitura: 4 minutos

São inúmeros os fatores que devem ser considerados na busca por imóveis e, provavelmen (...)

A Hype possui a Certificação NDT da Caixa Econômica Federal
Imagem:A Hype possui a Certificação NDT da Caixa Econômica Federal
Certificações e PremiaçõesInstitucionalConstrução Civil16 Feb3 min

A Hype possui a Certificação NDT da Caixa Econômica Federal

Tempo de leitura: 2 minutos

A Certificação NDT atesta a excelência técnica dos Empreendimentos em todas as fases d (...)

Personalização: conheça o Plug Apê da Hype
Imagem:Personalização: conheça o Plug Apê da Hype
Compra do ImóvelDecoraçãoExperiências Extraordinárias16 Feb5 min

Personalização: conheça o Plug Apê da Hype

Desde a sua criação, a Hype sempre tem uma missão muito clara: proporcionar Experiências Extraordinárias aos seus clientes! Foi com esse propósito (...)