Imagem destaque do artigo
Imagem destaque do artigo
02.04.20243 min

Entenda como declarar seu imóvel no Imposto de Renda de forma facilitada

Neste início do ano, muita gente se preocupa com a declaração de compra de imóveis no Imposto de Renda, e hoje vamos explicar como você pode fazer isso de forma simplificada. Vale lembrar que a declaração deve ser feita até 31 de maio.

Passo 1: Abra o Programa Gerador da Declaração (PGD) ou o Aplicativo "Meu Imposto de Renda"

A declaração pode ser feita tanto pelo Programa Gerador da Declaração, que está disponível para download, quanto pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível para aplicativos móveis.

Passo 2: Declare o Imóvel na Ficha de "Bens e Direitos"

Se você adquiriu um imóvel de valor superior a R$ 300 mil no seu nome ou no de um de seus dependentes em 2023, você precisará declará-lo na ficha de “Bens e Direitos”. Abra a ficha, clique em “novo” e crie um item na opção referente a “Bens Imóveis”.

Passo 3: Preencha os Dados do Imóvel

Especifique o tipo de imóvel utilizando o código respectivo. O código para apartamentos é o 11, para casa é 12 e para terreno é 13.

Depois, preencha também a data de aquisição, o país em que o imóvel está localizado e o seu IPTU.

Passo 4: Detalhe as Características do Imóvel

Na seção “Discriminação”, detalhe as características do imóvel, incluindo o endereço completo, gastos com cartório e o valor abatido pelo FGTS, se aplicável. Informe também a área total do imóvel.

Em apartamentos, é possível conseguir a área total no contrato ou na planta. Em casas, a metragem informada é o terreno completo.

Passo 5: Declare o Valor de Compra do Imóvel

Declare o total gasto com o imóvel em 2023, incluindo entrada, custos, FGTS e demais despesas relacionadas à aquisição.

Passo 6: Informe os Detalhes do Financiamento e do FGTS (se aplicável)

Se o imóvel foi financiado, detalhe o financiamento na aba “Discriminação”, incluindo valor financiado, prestações, parcelas pagas e em aberto, além do nome e CNPJ do banco financiador e número do contrato. Se houve uso do FGTS, informe o valor na ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis".

É só abrir a ficha, criar um lançamento e usar o código "04 - Indenizações por rescisão de contrato de trabalho, inclusive a título de PDV, e por acidente de trabalho; e FGTS".

Depois, informe o valor sacado e se o saque foi feito pelo titular ou por um dependente. No campo de descrição, preencha o nome e o CNPJ da instituição bancária pagadora.

Passo 7: Não Perca o Prazo

Agora que você já sabe como declarar seu novo imóvel, certifique-se de não perder o prazo. Você pode realizar sua declaração até o dia 31 de maio de 2024.

Esperamos que este guia tenha sido útil para facilitar sua declaração de imóveis no Imposto de Renda. Se surgirem dúvidas durante o processo, não hesite em buscar orientação profissional.

Esse texto ajudou você a fazer a declaração? Visite nosso blog e acesse conteúdos semelhantes.

Confira nossas
últimas notícias!