Neste início do ano, muita gente se preocupa com a declaração de compra de imóveis no Imposto de Renda, e hoje vamos explicar como você pode fazer isso de forma simplificada. Vale lembrar que a declaração deve ser feita até 31 de maio.
Passo 1: Abra o Programa Gerador da Declaração (PGD) ou o Aplicativo "Meu Imposto de Renda"
A declaração pode ser feita tanto pelo Programa Gerador da Declaração, que está disponível para download, quanto pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível para aplicativos móveis.
Passo 2: Declare o Imóvel na Ficha de "Bens e Direitos"
Se você adquiriu um imóvel de valor superior a R$ 300 mil no seu nome ou no de um de seus dependentes em 2023, você precisará declará-lo na ficha de “Bens e Direitos”. Abra a ficha, clique em “novo” e crie um item na opção referente a “Bens Imóveis”.
Passo 3: Preencha os Dados do Imóvel
Especifique o tipo de imóvel utilizando o código respectivo. O código para apartamentos é o 11, para casa é 12 e para terreno é 13.
Depois, preencha também a data de aquisição, o país em que o imóvel está localizado e o seu IPTU.
Passo 4: Detalhe as Características do Imóvel
Na seção “Discriminação”, detalhe as características do imóvel, incluindo o endereço completo, gastos com cartório e o valor abatido pelo FGTS, se aplicável. Informe também a área total do imóvel.
Em apartamentos, é possível conseguir a área total no contrato ou na planta. Em casas, a metragem informada é o terreno completo.
Passo 5: Declare o Valor de Compra do Imóvel
Declare o total gasto com o imóvel em 2023, incluindo entrada, custos, FGTS e demais despesas relacionadas à aquisição.
Passo 6: Informe os Detalhes do Financiamento e do FGTS (se aplicável)
Se o imóvel foi financiado, detalhe o financiamento na aba “Discriminação”, incluindo valor financiado, prestações, parcelas pagas e em aberto, além do nome e CNPJ do banco financiador e número do contrato. Se houve uso do FGTS, informe o valor na ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis".
É só abrir a ficha, criar um lançamento e usar o código "04 - Indenizações por rescisão de contrato de trabalho, inclusive a título de PDV, e por acidente de trabalho; e FGTS".
Depois, informe o valor sacado e se o saque foi feito pelo titular ou por um dependente. No campo de descrição, preencha o nome e o CNPJ da instituição bancária pagadora.
Passo 7: Não Perca o Prazo
Agora que você já sabe como declarar seu novo imóvel, certifique-se de não perder o prazo. Você pode realizar sua declaração até o dia 31 de maio de 2024.
Esperamos que este guia tenha sido útil para facilitar sua declaração de imóveis no Imposto de Renda. Se surgirem dúvidas durante o processo, não hesite em buscar orientação profissional.
Esse texto ajudou você a fazer a declaração? Visite nosso blog e acesse conteúdos semelhantes.
Reunimos os 5 motivos mais comuns de reprovação ou condicionamento de crédito, que mais acontecem com as pessoas que se sujeitam à uma avaliação d (...)
Tempo de leitura: 2 minutos
A Certificação NDT atesta a excelência técnica dos Empreendimentos em todas as fases d (...)
Tempo de leitura: 3 minutos
Mais do que construir prédios, a Hype Empreendimentos busca diariamente construir son (...)