Imagem destaque do artigo
Imagem destaque do artigo
Compra do ImóvelDicas e NovidadesMeu Imóvel14.04.205 min

5 Motivos de reprovação ou condicionamento de crédito em financiamento

Reunimos os 5 motivos mais comuns de reprovação ou condicionamento de crédito, que mais acontecem com as pessoas que se sujeitam à uma avaliação durante a busca por um financiamento.

Antes de tudo é necessário entender a diferença entre aprovação e condicionamento de crédito. Caso você não saiba, o próximo parágrafo é pra você, mas se você já sabe, é só pular um parágrafo .

Durante a negociação com a construtora, você vai simular o seu cenário financeiro para definir os valores de entrada. Com isso você já vai ter o valor que será necessário financiar, e ele será levado para análise da Caixa. Existem três cenários nesse momento: aprovação, reprovação do valor ou o condicionamento deste montante, que nada mais é do que aprovar um valor menor do que aquele que você solicitou.

Pensando no seu planejamento, listamos aqui os 5 principais motivos que fazem as pessoas terem seus créditos reprovados ou condicionados, e aproveitamos para dar algumas dicas para você ir se precavendo antes mesmo de falar com o banco.

1 - Comprometimento financeiro.

São todos os seus gastos fixos atuais, como: Empréstimos, outros financiamentos, consórcio, cartão de crédito ou uso excessivo de cheque especial.

Isso mostra para o banco tudo o que você vai pagar junto com o financiamento que você está pedindo. Então, se a parcela do seu financiamento mais as suas contas excederem o quanto você costuma receber mensalmente, é um sinal para a Caixa de que você provavelmente não vai conseguir pagar e irá se endividar.

Uma solução para esse problema, é que antes de solicitar o financiamento você consiga quitar essas dívidas.

2- Rating Bacen baixo.

O Banco Central costuma coletar todos os seus registros financeiros, como o seu histórico de bom ou mau pagador nas empresas com as quais você já se comprometeu, quantos empréstimos já fez ou até mesmo se já teve o famoso “nome sujo”.

Com essa espécie de ranking, o banco vai avaliar se você é uma pessoa confiável ou não para receber esse valor e pagá-lo conforme o combinado.

Para melhorar o seu rating você pode se organizar e pagar as contas dentro do prazo, melhorar vínculos com os bancos (principalmente a Caixa) e evitar qualquer tipo de comprometimento financeiro.

3- Restrições.

Isso vale para você que se esqueceu de pagar algumas contas e acabou com o “nome sujo na praça”.

O conselho agora é limpar o seu nome o mais rápido possível, pensando em criar um histórico positivo.

Mas se precisar de ajuda, na Hype a gente faz um acompanhamento de crédito para melhorar o seu score, pois é comum termos um tempinho entre o início da compra e a análise definitiva para o financiamento.

4- Conres da Caixa.

Nada mais é do que um mecanismo de controle interno da Caixa Econômica Federal, através dele são registradas todas aquelas operações realizadas com perdas financeiras para a instituição.

Portanto, ele é utilizado como parâmetro tanto para a avaliação, concessão de crédito, abertura ou manutenção de relacionamento entre a Caixa e você.

Se você teve algum probleminha no passado com a Caixa, agora tudo o que você tem a fazer é continuar com um vínculo com eles, mas pagando tudo em dia.

5- Não ter um histórico.

Se você é uma daquelas pessoas que prefere pagar tudo à vista ou em dinheiro, não gosta de cartão de crédito e não tem nada no seu nome. Cuidado, essa falta de histórico pode ser vista pelo banco como algo arriscado e pode atrapalhar na hora de confiarem um financiamento para você.

O que você pode fazer é pedir um cartão de crédito do banco escolhido e ir pagando ele sempre em dia, por exemplo.

Compromisso Hype

Temos como compromisso a transparência e o foco em experiências extraordinárias, o que mais nos motiva é realizar sonhos. E é com esse pensamento que a Hype internalizou todos os seus processos, desde a viabilização de um empreendimento, passando pela construção e indo até a entrega de chaves com o suporte pós obra.

Com um DNA jovem e inovador, fomos a primeira incorporadora do Brasil a participar do programa Gerdau Builders, um Scale Up da Endeavor. E acreditamos muito na filosofia Lean, por isso estamos sempre nos reinventando e otimizando processos.

Estamos aqui para tirar as suas dúvidas e para descomplicar o processo de realização do seu sonho da casa própria. Venha conhecer a Hype!

Confira nossas
últimas notícias!

Imóvel é um bom investimento?
Imagem:Imóvel é um bom investimento?
MercadoCompra do Imóvel16 Feb5 min

Imóvel é um bom investimento?

Investir em um imóvel com boa localização é ter uma renda quase certa e vitalícia

Se você está pensando em investir em um imóv (...)

Tamanho ideal do seu apê - Saiba como decidir
Imagem:Tamanho ideal do seu apê - Saiba como decidir
Dicas e NovidadesCompra do Imóvel16 Feb6 min

Tamanho ideal do seu apê - Saiba como decidir

Tempo de leitura: 4 minutos

São inúmeros os fatores que devem ser considerados na busca por imóveis e, provavelmen (...)

Personalização: conheça o Plug Apê da Hype
Imagem:Personalização: conheça o Plug Apê da Hype
Compra do ImóvelDecoraçãoExperiências Extraordinárias16 Feb5 min

Personalização: conheça o Plug Apê da Hype

Desde a sua criação, a Hype sempre tem uma missão muito clara: proporcionar Experiências Extraordinárias aos seus clientes! Foi com esse propósito (...)