Reunimos os 5 motivos mais comuns de reprovação ou condicionamento de crédito, que mais acontecem com as pessoas que se sujeitam à uma avaliação durante a busca por um financiamento.
Antes de tudo é necessário entender a diferença entre aprovação e condicionamento de crédito. Caso você não saiba, o próximo parágrafo é pra você, mas se você já sabe, é só pular um parágrafo .
Durante a negociação com a construtora, você vai simular o seu cenário financeiro para definir os valores de entrada. Com isso você já vai ter o valor que será necessário financiar, e ele será levado para análise da Caixa. Existem três cenários nesse momento: aprovação, reprovação do valor ou o condicionamento deste montante, que nada mais é do que aprovar um valor menor do que aquele que você solicitou.
Pensando no seu planejamento, listamos aqui os 5 principais motivos que fazem as pessoas terem seus créditos reprovados ou condicionados, e aproveitamos para dar algumas dicas para você ir se precavendo antes mesmo de falar com o banco.
São todos os seus gastos fixos atuais, como: Empréstimos, outros financiamentos, consórcio, cartão de crédito ou uso excessivo de cheque especial.
Isso mostra para o banco tudo o que você vai pagar junto com o financiamento que você está pedindo. Então, se a parcela do seu financiamento mais as suas contas excederem o quanto você costuma receber mensalmente, é um sinal para a Caixa de que você provavelmente não vai conseguir pagar e irá se endividar.
Uma solução para esse problema, é que antes de solicitar o financiamento você consiga quitar essas dívidas.
O Banco Central costuma coletar todos os seus registros financeiros, como o seu histórico de bom ou mau pagador nas empresas com as quais você já se comprometeu, quantos empréstimos já fez ou até mesmo se já teve o famoso “nome sujo”.
Com essa espécie de ranking, o banco vai avaliar se você é uma pessoa confiável ou não para receber esse valor e pagá-lo conforme o combinado.
Para melhorar o seu rating você pode se organizar e pagar as contas dentro do prazo, melhorar vínculos com os bancos (principalmente a Caixa) e evitar qualquer tipo de comprometimento financeiro.
Isso vale para você que se esqueceu de pagar algumas contas e acabou com o “nome sujo na praça”.
O conselho agora é limpar o seu nome o mais rápido possível, pensando em criar um histórico positivo.
Mas se precisar de ajuda, na Hype a gente faz um acompanhamento de crédito para melhorar o seu score, pois é comum termos um tempinho entre o início da compra e a análise definitiva para o financiamento.
Nada mais é do que um mecanismo de controle interno da Caixa Econômica Federal, através dele são registradas todas aquelas operações realizadas com perdas financeiras para a instituição.
Portanto, ele é utilizado como parâmetro tanto para a avaliação, concessão de crédito, abertura ou manutenção de relacionamento entre a Caixa e você.
Se você teve algum probleminha no passado com a Caixa, agora tudo o que você tem a fazer é continuar com um vínculo com eles, mas pagando tudo em dia.
Se você é uma daquelas pessoas que prefere pagar tudo à vista ou em dinheiro, não gosta de cartão de crédito e não tem nada no seu nome. Cuidado, essa falta de histórico pode ser vista pelo banco como algo arriscado e pode atrapalhar na hora de confiarem um financiamento para você.
O que você pode fazer é pedir um cartão de crédito do banco escolhido e ir pagando ele sempre em dia, por exemplo.
Temos como compromisso a transparência e o foco em experiências extraordinárias, o que mais nos motiva é realizar sonhos. E é com esse pensamento que a Hype internalizou todos os seus processos, desde a viabilização de um empreendimento, passando pela construção e indo até a entrega de chaves com o suporte pós obra.
Com um DNA jovem e inovador, fomos a primeira incorporadora do Brasil a participar do programa Gerdau Builders, um Scale Up da Endeavor. E acreditamos muito na filosofia Lean, por isso estamos sempre nos reinventando e otimizando processos.
Estamos aqui para tirar as suas dúvidas e para descomplicar o processo de realização do seu sonho da casa própria. Venha conhecer a Hype!
Você quer deixar o seu apê com a sua cara, mas ainda não sabe qual tendência deve seguir?
Nós separamos algumas linhas da decoração de ambientes q (...)
Ousadia e um pouco de criatividade no uso das cores podem transformar o seu lar
Você senta no sofá, olha para sua sala e sente (...)
Imagine morar próximo de tudo e, ao mesmo tempo, poder chegar em uma rua tranquila, entrar em casa e relaxar. Assim é a vida no Cravo. Conheça mai (...)